Pular para o conteúdo
visao

7 perguntas sobre miopia

Considerada uma das doenças oculares mais comuns ao redor do mundo, a miopia ainda gera muitas dúvidas nas pessoas. Pensando nisso, procuramos Renato Klingelfus Pinheiro, chefe do setor de catarata da Santa Casa de São Paulo, para responder sete questões sobre a miopia. Veja só!

O que é a miopia?

Miopia é um erro de refração, cuja imagem se forma antes da retina. Com isso, o paciente tem dificuldade em enxergar longe. Os objetos ficam embaçados quando distantes e os mais próximos se tornam nítidos. Os erros de refração mais comuns são: miopia, astigmatismo e hipermetropia.

Quais são as causas da miopia?

As mais comuns são: a córnea é muito curva. Outra causa é o tamanho do olho ser maior que a média, ou seja, o comprimento dele ser maior. Por conta disso, os raios de luz convergem mais e se formam antes da retina. Quanto mais longe da retina a formação da imagem, maior o grau de miopia

As lentes de contato podem ajudar a estabilizar mais rapidamente os graus da miopia? Porquê?

A correção com óculos e lentes de contato não tem o poder de estabilizar a miopia. O grau do problema é determinado geneticamente. Estes recursos ópticos ajustam o foco e melhoram a nitidez da imagem, mas não conseguem estabilizar a doença.

Qual a melhor idade para fazer a cirurgia da miopia? Porquê?

A melhor idade para realizarmos a cirurgia é quando existe a estabilidade da doença que varia de pessoa para pessoa. Mas, como regra, a partir dos 21 anos de idade a cirurgia pode ser pensada como tratamento.

Como funciona a cirurgia da miopia?

O tratamento é feito por meio de esculpimento da curvatura da córnea com a ajuda de um laser. Alguns critérios devem ser preenchidos para que o candidato passe por uma cirurgia segura: a curvatura e a espessura da córnea. Afinal de contas, elas precisam estar dentro de padrões de normalidade. Caso exista alguma suspeita de anormalidade, a cirurgia não deve ser indicada e o paciente segue com os óculos ou lentes de contato.

A partir de quantos graus é indicado a cirurgia?

A partir de 1 a 1,25 graus de miopia podemos pensar na cirurgia. Porém, são pessoas que têm mais dependência dos óculos e lentes que percebem o benefício da operação.

É verdade que existe uma forma de fazer a cirurgia da miopia que evite o desenvolvimento do astigmatismo no futuro? Como seria?

Não! A cirurgia não consegue evitar o desenvolvimento de astigmatismo se este problema não estiver estável no momento da indicação do procedimento. Portanto, o controle pós-operatório é fundamental para uma boa cirurgia a longo prazo.