Pular para o conteúdo
visao

Praia do Arpoador: onde você pode ver o nascer do sol mais lindo

Que o Rio de Janeiro possui diversos espaços lindíssimos todo mundo já sabe. Entre tantas belezas, existe um lugar adorado por 10 em cada 10 cariocas: a Praia do Arpoador. Frequentada por muitos surfistas, o local é considerado um dos mais lindos para ver o nascer e o pôr do sol.

Localizada entre as praias do Diabo e de Ipanema, o lugar possui apenas 500 metros de extensão (pequena em comparação às outras praias). Por lá, também é possível visitar o Parque Garota de Ipanema, ponto de lazer e recreação, que possui estrutura para receber apresentações de artistas.

A famosa Pedra do Arpoador é um local também bastante frequentado, já que é possível passar por pequenas trilhas com lindas vistas das praias de Ipanema e do Leblon. A Praia do Arpoador ficou bastante famosa a partir dos anos 60 e 70, quando os jovens da média e alta sociedade carioca frequentavam o lugar à procura da liberdade e do chamado amor livre.

O nome e a vida cultural

Houve uma época em que as costas do Rio de Janeiro e a Baía de Guanabara recebiam a visita de baleias. Então, o nome Arpoador se deu pois, com a aparição dos animais, era possível arpoar as baleias (fisgar o animal com um arpão) nas proximidades da costa.

Mas deixando essa questão de lado, já que hoje em dia não existe mais essa caça às baleias, a região da Pedra do Arpoador e do Parque Garota de Ipanema é conhecida pelas intervenções culturais, principalmente dos shows de música ao ar livre.

Nos locais, diversos artistas se apresentaram. Entre elas Wagner Mautner nos anos 80 e Carlos Lira, um dos nomes mais conhecidos da Bossa Nova. Também não podemos esquecer do conhecidíssimo Circo Voador, projeto cultural do ex-integrante do grupo teatral Asdrubal Trouxe o Trombone. Depois de passar um verão no local, o Circo Voador se instalou ao lado dos Arcos da Lapa, sendo palco de apresentações do rock nacional dos anos 80, como Barão Vermelho, Legião Urbana e Cazuza, que começou sua vida artística no grupo.

A chegada e a partida do sol

Mesmo com tantas mudanças ao longo de 30 anos, uma coisa não mudou na Praia do Arpoador: a vista incrível do nascer e do pôr do sol. De acordo com usuários do Tripadvisor, blog em que viajantes avaliam cidades e estabelecimentos comerciais, o lugar tem a melhor vista do nascer do sol. Já para os cariocas, o pôr do sol da praia é digna de aplausos e mais aplausos. Vale a visita com direito a muitas fotos e postagens nas redes sociais.