Pular para o conteúdo
visao

Observe o mundo com os olhos dos gatos

Parece filme de ficção científica, ou até mesmo algum longa metragem da Disney, mas imagina só como seria incrível uma vez na vida enxergar como os nossos animais de estimação?

Nickolay Lamm, artista gráfico e pesquisador, montou uma sequência de fotos que mostra como os gatos visualizam as imagens. Além disso, ele também explica como funciona os olhos dos felinos. Confira algumas observações feitas por Lamm:

  • Os gatos têm um campo visual de 200 graus em comparação com os humanos de 180 graus.
  • Os gatos podem ver de seis a oito vezes melhor em luz baixa do que os seres humanos, devido ao elevado número de fotorreceptores na retina e por causa de sua pupila elíptica, grande córnea e tapetum (membrana que fica localizada dentro do globo ocular).
  • Nossas retinas têm muito mais cones (células dos olhos que têm a capacidade de reconhecer as cores) do que gatos, especialmente na área da fóvea (região central da retina). Isso nos proporciona uma ótima visão do dia, por exemplo, com muitas cores vibrantes e resolução excelente e detalhada. Cães e gatos têm muito mais fotorreceptores – ou bastões –, o que aumenta sua capacidade de enxergar com pouca luz e durante a noite. O aumento nas hastes desses animais também aguça a sua “taxa de atualização”, de modo que eles podem pegar movimentos muito mais rapidamente (o que é bastante útil ao lidar com pequenos animais que mudam de direção muito rapidamente durante uma perseguição). Essas diferenças também os ajudam a ter uma ótima visão noturna, uma excelente capacidade de captar e acompanhar movimentos rápidos, mas à custa de cores menos vibrantes, com resolução pouco detalhada.

Confira a seguir as imagens liberadas pelo artista:

Imagens: nickolaylamm.com