Pular para o conteúdo
visao

Você sabia que os pintores impressionistas eram míopes?

Claude Monet, Edgar Degas, Pierre-Auguste Renoir, entre tantos outros pintores, ficaram famosos por conta de suas obras impressionistas. E toda essa obra de arte pode ter sido realizada por conta de um problema que eles tinham na visão: a miopia.

De acordo com um artigo publicado no Journal of Clinical Neuroscience, o neurocirurgião australiano Noel Dan, afirma que o problema de visão dos artistas citados – e outros – pode ter afetado a forma como eles pintavam seus quadros. O que acontece é que os artistas enxergavam as coisas ligeiramente borradas e o impressionismo pode ter vindo exatamente dessa forma como eles viam as coisas.

As cores prediletas

Ainda de acordo com o estudioso, os problemas de visão dos artistas também estavam relacionados com seus gostos por cores fortes, com destaque para o vermelho. “Todos nós temos um espectro visual com a cor azul em uma ponta e o vermelho na outra. Nos míopes, a parte azul é mais curta que a vermelha, portanto eles enxergam o vermelho com mais nitidez”, explicou o médico para o site da BBC.

Além disso, o neurocirurgião também conta que outras particularidades das obras impressionistas são justificadas pela miopia, como a falta de detalhes e os traços suaves das pinturas.