Pular para o conteúdo
visao

Como é a visão de um jogador de futebol?

E aí que você está assistindo aquela final do campeonato mundial e se depara com uma jogada de mestre. O atleta conseguiu visualizar o outro companheiro de uma forma quase que impossível. Então, vem a dúvida: “como deve ser a visão de um jogador de futebol?”

Bem, nós fomos investigar isso afundo e trazemos todos os detalhes dos olhos dos atletas. Para começar, é importante saber que os jogadores, independentemente de qualquer coisa, precisam ter uma reação rápida em condições dinâmicas. Para tal feito, eles devem ter a chamada visão periférica mais aguçada.

A visão deles em detalhes

E tem mais: os atletas precisam ter boa sensibilidade ao contraste, o que faz com que eles percebam os detalhes mesmo em situações com variações de luz. É necessária uma maior acuidade visual dinâmica: a visão deles permanece nítida mesmo enquanto está correndo, o que possibilita que consiga enxergar qualquer tipo de empecilho em seu caminho. E para finalizar: os jogadores precisam ter uma boa flexibilidade focal, ao manter o foco da bola nítido mesmo em movimento.

A conclusão que chegamos disso tudo é que não basta ser bom de bola e saber dar os melhores dribles, também é preciso ser um craque com os olhos.

Fonte: IMO – Instituto de Moléstias Oculares