Pular para o conteúdo
visao

3 coisas que você precisa saber sobre os olhos verdes

Considerados lindos por muitos e raros pela ciência, os olhos de coloração verde possuem algumas curiosidades. Quer saber quais são? Então, olha só!

Raridade

Como já dissemos acima, os olhos verdes são considerados raros. Um estudo realizado e publicado no Atlas Mundial mostrou que apenas 2% da população ao redor do Planeta têm a íris nessa coloração. O verde é mais comum no norte e centro da Europa. Olha que interessante: os húngaros, os ingleses e os escoceses apresentam de 10% a 20% da população com essa cor dos olhos.

Mudança de cor

Já reparou que, algumas vezes, quando olhamos para quem tem a íris verde, percebemos que ela muda de cor? Isso acontece, porque a coloração que vemos é resultado da disseminação da luz que reflete a partir do estroma de cor amarela, que é a parte mais espessa da córnea e é responsável pelo seu formato semiesférico. Então, dependendo da quantidade de luz que entrar no estroma, o verde pode ficar mais claro ou escuro.

Mais ressecados e chances de catarata

Por serem claros, os olhos verdes apresentam menos proteção à retina e isso pode levar a diversos problemas. A começar pela maior chance de ressecamento. Isso se dá porque, ao tentar contrair a pupila para manter um equilíbrio de luz, as pálpebras piscam menos, o que pode levar ao problema mencionado.

 

Fontes:

https://segredosdomundo.r7.com/olhos-verdes-5-coisas-para-saber-sobre-essa-rara-cor-de-olhos/

https://www.fatosdesconhecidos.com.br/7-motivos-pelos-quais-as-pessoas-com-olhos-verdes-sao-especiais/

https://sites.psu.edu/siowfa14/2014/10/23/are-light-eyes-more-sensitive-to-the-sun/