Pular para o conteúdo
visao

Você sabia que a degeneração macular pode ser hereditária?

Para quem não sabe, a degeneração macular é causada pela deterioração da mácula, que é a porção central da retina, responsável por focalizar as imagens e controla nossa capacidade de ler, dirigir um carro, reconhecer rostos ou cores e ver objetos detalhadamente.¹

Existem dois tipos da doença: seca, que atinge cerca de 85% a 90% dos casos e úmida, responsável por 15% a 10% dos pacientes detectados¹. Bastante conhecida por degeneração macular relacionada à idade (DMRI), o problema atinge pessoas acima dos 50 anos e é um dos principais casos de cegueira em pessoas nessa idade.²

O fator genético

Entre as diversas causas da degeneração macular, a hereditariedade chama a atenção, afinal de contas, muitos jovens que possuem parentes com DMRI, não dão a devida importância para o problema. Por isso, é de extrema seriedade consultar frequentemente um oftalmologista para realizar todos os exames de rotina.

Além disso, algumas pesquisas recentes apontaram que a alimentação, assim como o uso de suplementos nutricionais podem ajudar na prevenção do desenvolvimento da degeneração macular relacionada à idade.³ Isso porque elementos como luteína, zeaxantina, vitaminas C e E, selênio e zinco são muito importantes para manter a saúde dos olhos em dia e longe de algumas doenças, como a DMRI.³

Então, se você acha um pouco complicado tentar incluir esses nutrientes no seu cardápio, uma ótima opção é o  Vitalux®, suplemento nutricional de Alcon, que pode contribuir com o aumento nos níveis das vitaminas e minerais tão necessários aos nossos olhos.

________________________________________________________________________________

REFERÊNCIAS:

  1. American Macular Degeneration Foundation. What is Macular Degeneration? Disponível em https://www.macular.org/what-macular-degeneration. Última visualização em 14 de agosto de 2018.
  2. NIH- National Eye Institute. Facts about age-related macular degeneration. Disponível em: https://nei.nih.gov/health/maculardegen/armd_facts. Última visualização 14 de agosto de 2018.
  3. Instituto Panamericano de Visão. Degeneração Macular Disponível em http://www.ipvisao.com.br/site/especialidades-degeneracao_macular. Última visualização em 14 de agosto de 2018.
Número de registro:
Vitalux (produto isento de registro)