Pular para o conteúdo
visao

Vai jogar futebol? Cuidado com os olhos

E deu-se o início da partida! São muitas jogadas e dribles para tudo quanto é lado. Os atletas estão tão focados em vencer, que não se preocupam com qualquer tipo de contato físico mais forte. Mas, se eu fosse eles, teria um certo receio, afinal de contas, em uma jogada mais forte, os olhos podem sofrer.

Pois é! O nosso globo ocular, que é bastante sensível, não está livre de problemas causados em uma partida de futebol, que podem ser simples inflamações até um deslocamento de retina. O negócio pode ser grave, por isso é preciso proteger os olhos contra os possíveis impactos. Quer um exemplo? Foi com a seleção de 1970, o jogador Tostão foi obrigado a abandonar a carreira por conta das diversas pancadas que recebeu nos olhos.

Os cuidados com os olhos

Então, imagina só: se para um atleta profissional isso tudo pode acontecer, imagina com você, que joga a peladinha de fim de semana com os amigos? Para evitar possíveis intempéries, muita atenção na hora da cabeçada, principalmente se você for míope, já que esse impacto pode causar o deslocamento da retina. Lembrando que quem sofre com essa refração, possui a retina mais fina.

Ainda sobre quem tem miopia e ama um futebol, os oftalmologistas indicam realizar exames para saber se existe alguma lesão que predisponha ao problema na retina. Caso tenha algo, o melhor a se fazer é evitar a prática esportiva e optar por algo com menos impacto.