Pular para o conteúdo
visao

Ótima notícia: a cura da cegueira pode estar próxima

Não é só de futebol que a Rússia vive, não é mesmo? Mas deixando de lado algumas peripécias deles, é legal saber que os cientistas do Centro de Análises Clínicas de Medicina Físico-Química da Rússia (CAC MFQ) afirmam estar próximos da cura da cegueira (#oremos).

O grupo produziu uma retina através da reprogramação de células e afirma que isso pode ajudar a acabar com problema. A descoberta veio de Signa Yamanaka, professor da Universidade de Quioto. O cientista identificou a capacidade única de células humanas de determinados tecidos, como, por exemplo, fibroblastos ou epitélio da pele, de mudarem sua estrutura para o estado embrionário.

E como se sabe, as células-tronco podem dar origem a quase todo tecido. Por exemplo, por meio dos fibroblastos da pele pode-se criar a retina. De acordo com os cientistas envolvidos nesse descobrimento, uma possível cirurgia de retina poderá ajudar pacientes que estão perdendo a visão por causa de degeneração macular, doença causadora de cegueira em pessoas acima dos 55 anos.

Fonte: Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC)